
Uvas ancestrais, filoxera e muita história.
10 de setembro de 2020
VINHO ORG NICO, BIODINÂMICO, NATURAL, VEGANO…
9 de outubro de 2020O último capítulo da crise das DOs na Espanha foi o anúncio no início de fevereiro de 2019 da AVEC (Associação de Produtores de Corpinnat) para deixar o DO Cava. O embate quantidade x qualidade foi o ponto decisivo.
Corpinnat, que significa a soma das palavras catalãs “cor” e “nat” (“coração” e “nascido” em catalão) com o latim “pinna” que deu origem ao nome de Penedès e passa a ideia de “nascido no coração de Penedès”, começou a ganhar forma entre Setembro e Novembro de 2017 como uma marca coletiva que reivindicava a terra e os requisitos qualitativos superiores aos do DO Cava, mas não foi possível se chegar a um denominador comum.
Quantitativamente, a Corpinnat representa 0,94% da produção de cava, de acordo com os dados fornecidos pelo Conselho, mas sua criação já está sendo mais um impacto negativo para o já conturbado mercado do Cava, pois pesos de imagem e qualidade como Recaredo e Gramona fazem parte do movimento. Lembro que não é a primeira divisão que ocorre no DO Cava (existem os casos de Raventós i Blanc e Classic Penedès).
A filosofia da Corpinnat foi baseada na criação de critérios qualitativos rigorosos para seus associados: cultivo orgânico certificado, colheita manual, preço mínimo de uva de 0,70 €, 90% de variedades nativas, 75% de uvas de vinhedos próprios ou arrendados, vinificação na própria propriedade, no mínimo 18 meses de autólise (com outros de 30 e 60 meses).
Em essência, Corpinnat colocou em particular uma tarefa de zoneamento que o Conselho de Regulamentação não havia abordado ao longo de sua história, lembrando que um dos pontos negativos do cava tem sido a dificuldade de estabelecer uma relação clara entre vinho e território, uma vez que também pode ocorrer em áreas geográficas e climáticas muito diferentes das Penedès.
São membros da associação: Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté í Coca, Torelló, Can Feixes, Julia Bernet, Mas Candí.
Agora é possível encontrar até quatro indicações para vinhos espumantes de um território semelhante: Cava, Classic Penedès, Conca del Riu Anoia e Corpinnat, embora, no momento, apenas as duas primeiras designações tenham status de DOs.
Até a próxima taça!

Graduada pela Wine & Spirit Education Trust – WSET (level 3)
Embaixadora dos Vinhos de Portugal Nível Intermediário
Educadora Certificada Oficial do Vinho do Porto (Certified Port Educator)
Professora licenciada WSET no Brasil
Palestrante em diversos grupos de degustação e em confrarias pelo país
Consultora de bares e restaurantes.
Coautora do livro Ciências do Vinho. Noções Básicas e Enologia para Curiosos Enófilos, da Editora UFG.
Autora de Vinhos por Keli Bergamo (kelibergamo.com.br)
Autora de Arquitetando Estilos (arquitetandoestilos.com)